5º desígnio de satanás para levar a alma a pecar

[Por: Thomas Brooks]

para que não sejamos vencidos por Satanás;
Porque não ignoramos os seus ardís.” [2 Coríntios 2:10-11]

“…5° Desígnio. Apresentando para a alma, um Deus que é “todo-misericordioso”.
Ah! Diz satanás, você não precisa se importar tanto com o pecado, você não precisa ter tanto medo de pecar, porque Deus é misericordioso, Ele é cheio de misericórdia, Ele se deleita na misericórdia, Ele está disposto a mostrar misericórdia, Deus está mais disposto a perdoar do que em punir as pessoas, e portanto, porque você deveria se importar tanto com o pecado.

1° Remédio. Considerar que, é o maior julgamento do mundo ser deixado em seus pecados, seja qual for a pretensão.
Oh! Homem infeliz! Quando Deus te entrega a você mesmo e não te impede de pecar. Ai, ai daquele a quem Deus deixa dessa maneira. Os 4.17Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o” (ACF).

2° Remédio. Solenemente considerar que Deus é Justo, assim como é misericordioso.
Assim como as Escrituras nos mostram Deus muito misericordioso, também nos mostram que Deus é muito Justo. Elas nos testemunham que Deus lançou os anjos para fora do céu e os prendeu em correntes nas trevas até o Dia do Julgamento; Testemunha que lançou Adão para fora do paraíso; Testemunha que Ele afogou o mundo antigo; Testemunha que Ele fez chover um “inferno” em Sodoma; Testemunha todos os problemas, perdas, doenças e enganos que há no mundo, etc.

3° Remédio. Considerar que pecar contra a misericórdia de Deus trará o maior julgamento sobre a cabeça e o coração do homem.
A misericórdia é o Alfa de Deus, e Justiça é Seu Omega. “Cantarei a Bondade e a Justiça, a Ti Senhor” (Sl 101:1). Quando a misericórdia de Deus é desprezada, então Sua Justiça sobe ao trono! Portanto, seja o que vier sobre ti, não peque contra a misericórdia de Deus!

4° Remédio. Seriamente considerar que, Deus geralmente exerce misericórdia em todas as Suas obras, mas Sua misericórdia especial está confinada aqueles que estão divinamente qualificados.
Augustus, em suas festas solenes, deu ninharias à algumas pessoas, mas deu ouro à outras pessoas, nas quais seu coração mais estimava. Assim Deus, pelas mãos da misericórdia geral, dá essas pobres ninharias, bênçãos externas há algumas pessoas, mas Seu ouro, Sua misericórdia especial há Seus filhos. Ex 34:6-7Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado”.

5° Remédio. Considerar seriamente, que aqueles que uma vez foram gloriosos na terra, e agora estão triunfando no céu, olharam para a misericórdia de Deus como o mais poderoso argumento para serem preservados do pecado, para se lançarem contra o pecado, e não como um encorajamento para pecar!
Sl 26:3-5Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.”
Assim José se fortaleceu contra o pecado se lembrando da misericórdia. Gn 39:9como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus”. Como Paulo diz: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Rm 6:1-2).”…
___________________________________________________________________
Thomas Brooks – Precious Remedies Against Satan’s Devices
Fonte – Herança Puritana