6º desígnio de satanás para levar a alma a pecar

[Por: Thomas Brooks]

para que não sejamos vencidos por Satanás;
Porque não ignoramos os seus ardís.” [2 Coríntios 2:10-11]

“…6° Desígnio. Persuadindo a alma que a obra do arrependimento é um trabalho fácil, e que portanto, a alma não precisa se preocupar tanto com a questão do pecado”.
Porque? Supõe-se que você peque, diz satanás, não é tão difícil assim de voltar, e se confessar, e se entristecer, e ser perdoado, e clamar: “Senhor, tenha compaixão de mim!” E se tão somente fizerdes isso, Deus irá te perdoar, e salvar sua alma.
Por esse desígnio, satanás leva muitas almas a pecar, e faz milhares de almas escravas do pecado!.

1° Remédio. Seriamente considerar que, o arrependimento é uma obra poderosa, difícil e está acima do nosso poder.
Não há nenhum poder inferior ao poder que ressuscitou Cristo dentre os mortos, e ao poder que fez o mundo, que possa quebrar e mudar o coração de um pecador. Você é tão capaz de mudar seu coração, como é capaz de transformar uma pedra em carne, ou ressuscitar os mortos, ou criar o mundo! Arrependimento é uma flor que não cresce em um jardim natural. “Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal” (Jr 13:23). Arrependimento é um presente que vem do alto. “Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento…” (At 5:31).

2° Remédio. Considerar a natureza do verdadeiro arrependimento.
Arrependimento é uma mudança de mente e de vida. “Se você se arrepender com uma contradição, diz Tertuliano, Deus vai te perdoar com uma contradição”. Se você se arrepender e continuar em seus pecados (uma contradição), Deus vai te perdoar e te mandar pro inferno (outra contradição). No arrependimento há essas 3 coisas: o ato, o sujeito e os termos.

[1] O ato formal do arrependimento é a mudança e a conversão. “Converte-me, e serei convertido, porque tu és o SENHOR, meu Deus, na verdade, depois que me converti, arrependi-me” (Jr 31:18-19).

[2] O sujeito a ser mudado e convertido é o todo do homem; tanto seu coração como sua vida. “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem” (Is 1:16-17).

[3] Os termos dessa mudança e conversão, pela qual o coração e a vida são mudados, é mudar do pecado para Deus. “para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim” (At 26:18)

3° Remédio. Considerar que o arrependimento é um ato contínuo.
A própria palavra arrependimento implica a continuação disso. Arrependimento é uma primavera contínua onde as águas da tristeza piedosa estão sempre fluindo.

4° Remédio. Solenemente considerar que, se a obra de arrependimento é tão fácil quanto satanás a faz parecer, então certamente não estariam rangendo os dentes e chorando na ira e na ruína eterna sob os horrores e terrores da consciência, por não terem se arrependimento! Sim, sem duvida, tantos milhões não iriam para o inferno por não se arrependerem, se fosse tão fácil se arrepender.
Quando um pobre pecador tem sua consciência despertada, considera a troca do mundo inteiro por uma pequena partícula de arrependimento, a melhor troca que um pecador pode fazer.

5° Remédio. Considerar que, se arrepender de um pecado, é uma tão grande obra da graça, como é também o não pecar.
É melhor ficar longe do pecado do que ser curado pelo arrependimento assim como é melhor se prevenir de uma doença do que ser curado dela. Arrependimento é o vômito da alma, e quão desagradável e difícil é vomitar.

6° Remédio. Considerar que, aquele que agora te tenta sobre isso, que o arrependimento é algo fácil, irá daqui um tempo, te levar ao desespero, e quebrar para sempre o pescoço da sua alma, mostrando o arrependimento como a obra mais difícil e dura do mundo.
E para fazer isso ele irá colocar seus pecados em ordem diante de você, e fazê-los gritar, “Nós somos seus, e iremos te seguir”! Satanás irá nos ajudar a olhar para cima e ver Deus irado, olhar para dentro e ver uma consciência acusando e condenando, olhar para baixo e ver a boca do inferno aberta para receber uma alma impenitente. E tudo isso para deixar a obra do arrependimento impossível para a alma.”…
___________________________________________________________________
Thomas Brooks – Precious Remedies Against Satan’s Devices
Fonte – Herança Puritana