Como o Espírito Santo nos Capacita a Orar

[Por: Thomas Boston]

“…Existem dois tipos de orações.

Em primeiro lugar, uma oração realizada em virtude de um dom de conhecimento e de expressão. Esta é agraciada por entre muitos réprobos, e esse dom pode ser útil aos outros e à igreja, mas como essa oração tem apenas essa característica, ela não é aceita, nem colocada por Cristo diante do Pai, para ser aceita.

Por outro lado, há uma oração que é feita diante dos homens, por ação do Espírito Santo, conforme está em Zc 12:10: “Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas”, e que é a única oração aceitável a Deus. Segundo Tiago 5:16, “Confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sejais curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo“. A palavra “eficácia” provém da palavra grega “decoração“. Orar direito é orar no Espírito. É uma tempestade que sopra sobre o céu, o sopro do Espírito por entre os santos, que os transporta pela oração, e os coloca diante do trono.

O Espírito nos ajuda a orar por dois caminhos

1. Como um Espírito que nos ensina e instrui, fornecendo o tema adequado da oração, fazendo com que nós saibamos o que orar, conforme Rm 8:26, iluminando a mente no conhecimento de nossas necessidades e nas dos outros. O Espírito traz à nossa lembrança estas coisas, sugerindo-as conforme a palavra, juntamente com as promessas de Deus, em que a oração é sustentada, segundo João 14:26: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito“. Por isso é que os santos são por vezes levados em oração a coisas para as quais els não tinham a mesma visão de antes, e levado a algumas coisas que tinham.

2. Como um Espírito que se move rápido e de modo emocionante, também segundo Rm 8:26, o Espírito qualifica a alma por meio de ações de graças e afetos, trabalhando no senso individual de oração pelas necessidades, fé, fervor, humildade etc – Salmos 10:17: “Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; prepararás seu coração e inclinarás os teus ouvidos para ouvir“. O homem pode ir de joelhos em uma atitude muito despreparada para a oração mas, quando o Espírito sopra, ele é ajudado. É por esta razão que diz-se a respeito do Espírito como quem faz intercessão por nós, ou seja, à medida que ele ensina e vivifica, coloca-nos em um quadro de oração na mente, e carrega as nossas petições, por assim dizer, ao que atenta o Mediador.”…
___________________________________________________________________
Thomas Boston – How the Spirit Enables Us to Pray
Tradução – Cleber Olympio
Fonte – Militar Cristão
OUTRAS OBRAS